Porque Tem Tanta Gente BRANCA nas Religiões de Orixá?

 

É fato, segundo o IBGE cerca de 60% dos adeptos de Candomblé, Umbanda e Batuque são pessoas de pele branca.


Antes de começarem a ler eu ja digo pra ficarem calmos, esse texto não é crítica e nem incentivo a "pureza afro descendente" nas religiões de matriz africana, o que vou falar apenas um ponto de vista.


O que aconteceu é que o mesmo fator que os negros passaram, os brancos também, eu me refiro a "destruição de ancestralidade". É  claro e óbvio que o fator resultou de formas extremamente diferentes, pessoas negras foram FORÇADAS a esquecer de onde vieram, já as pessoas brancas foram "convencidas" a isso.


Negros não se deram por vencidos e assim vem reconstruindo laços com suas origens, dai nascem cultos afro religiosos por todo o mundo, a população de descendentes africanos mesmo sofrendo inúmeras violações nunca parou de tentar reestruturar sua ancestralidade.

Então chegamos aos brancos modernos, e essas pessoas brancas perceberam que o cristianismo removeu delas a ancestralidade, e como eu disse antes, o precesso foi bem diferente do ocorrido com pessoas negras, então quando brancos tentam se reconectar com suas raizes eles não conseguem, nunca houve um movimento de resistência religiosa branco-europeu. Se você for parar para pensar, a igreja católica demonizou a cultura negra enquanto transformava a cultura Branca em "icone cultural", e isso imediatamente fez com que houvesse uma cisão entre real e fantasia.


Para compreender melhor, percebam que se uma pessoa se veste de "Afrodite" e sai pelas ruas jogando petalas de Rosas nas pessoas, ninguém vai se espantar pois a igreja católica determinou que Afrodite não existe, ela é só uma visão arcaica do amor ou qualquer coisa assim e esta Ação será vista como uma performance Cultural e nada mais.

Mas se uma pessoa se veste de Yemanjá e sai por ai jogando pétalas de rosa nas pessoas, imediatamente ela sera rechaçada, as pessoas terão medo dela pois a figura de Yemanjá nunca foi tratada como imaginação e sim coisa a se ter medo.


Perceberam? Ninguém teme o que não existe.


A propria igreja com sua demonização racista da fé afro acabou por deixar claro que ela deve ser temida e evitada pois ela é REAL.


Então quando pessoas brancas tentam buscar suas raízes em cultos antigos elas se deparam com toda uma estrutura que lhes diz que absolutamente nada de sua ancestralidade é veridica, que tudo não passou de devaneios de homens primitivos.

Porém essa pessoa branca ainda tem um forte desejo de se conectar com um sagrado ancestral, e assim quando vê que os Orixás são vistos como inimigos da fé cristã, ela imediatamente os identifica como verdadeiros, os vê como uma ancestralidade real e palpável.

Então tenta se conectar a eles.

E os Orixás por sua vez acolhem essas pessoas como seus filhos sem diferenciar estes dos que são de origem afro.

É como diz a música "a força que mora n'água não faz distinção de cor...".


Eu não estou aqui para dizer que os deuses antigos dos brancos não existem, pois eu mesmo tenho por parte de mãe a descendência de um povo que milênios atras dobrava seus joelhos a Poseidon, as divindades antigas da Europa e Ásia merecem todo o respeito pois assim como os Orixás elas também são sagradas.

Mas o que quero dizer e que o Cristianismo apagou dos brancos a sua fé de origem e os convenceu que tudo o que é referência a raiz é bobagem, então inevitavelmente os que entre eles buscam a ancestralidade acabam por se aproximar daquela que ainda hoje voga como verdadeira, e está é a preta.


Se você que está lendo isso é uma pessoa de origem africana, se orgulhe pela luta de seus antepassados por eles terem com muito esforço mantido a ancestralidade VIVA.

Se você que está lendo isso é uma pessoa branca sem ligações sanguíneas com a mãe africa (afinal há muita gente de pele clara mas que é afro descendente), saiba que os Orixás amam a todos igualmente e que mesmo que a sua ancestralidade seja outra, se a sua decisão é ser filha de Orixá, então será, e partir deste momento você se torna parte deste caminho.


(Na arte abaixo (artista desconhecido) vemos uma ilustração onde Afrodite deveria estar na cena, porém foi substituida por uma mulher negra)



Por favor não copiem sem dar os créditos.
Felipe Caprini, 2020.


Comentários

Postagens mais visitadas