Oxóssi, o Caçador
Olá pessoas místicas da Internet!
Hoje resolvi fazer algo que nunca tinha feito antes, vou falar de Oxossi de um modo aprofundado.
Hoje resolvi fazer algo que nunca tinha feito antes, vou falar de Oxossi de um modo aprofundado.
Sabe eu sempre estou falando pra vocês que Oxossi nao tem qualidades/caminhos, que esses nomes apontados como qualidade são outros orixas caçadores sincretizados no culto de Oxossi no Brasil e etc e tal, tudo isso quem acompanha a minha página já sabe, mas eu sempre digo só isso, apenas falo do sincretismo dentro do culto de Oxossi mas NUNCA falei dele realmente, e isso é uma pena porque é um Orixa muito belo.
Primeiramente deixo claro que vou falar de Oxossi no ponto de vista NIGERIANO YORUBA, isso significa que é a origem, ou seja é diferente da adaptação brasileira.
Mas vamos lá, mãos a obra!
Primeiramente deixo claro que vou falar de Oxossi no ponto de vista NIGERIANO YORUBA, isso significa que é a origem, ou seja é diferente da adaptação brasileira.
Mas vamos lá, mãos a obra!
OSOOSI / OSOWUSI / OSOUSI /OSOGBUSI / OCHOSI / OXÓSSI
Por mais que aqui no Brasil Oxossi seja conhecido somente por sua profissão e por isso chamado exclusivamente de Odé, afinal ele realmente foi um excelente caçador, o culto dele trás novos panoramas, Oxossi era também um guerreiro e por isso chamado também de Ajaguna.
Mas na Nigéria existe um grande conflito sobre as informações pertinentes a essa Orixa já que ele é muito famoso e cada região costruiu uma versão dele, então para facilitar eu vou escrever abaixo várias descrições de acordo com a região ok? Leiam com atenção para não se confundir.
Mas na Nigéria existe um grande conflito sobre as informações pertinentes a essa Orixa já que ele é muito famoso e cada região costruiu uma versão dele, então para facilitar eu vou escrever abaixo várias descrições de acordo com a região ok? Leiam com atenção para não se confundir.
◆ OXOSSI NA REGIÃO DE IKIJA (Ijebu, Ogun State, Nigéria)
Nessa região se crê que Oxossi (Osousi) foi um humano guerreiro chamado OSO, que é oriundo da região de Ejigbo e teria existido a milhares de anos atrás. Ele era famoso por ser justiceiro, e após derrotar um reino de guerreiros poderosos foi chamado de OSO GBUSI, que significa "Oso é um conquistador". Ele foi casado com uma Deusa das águas chamada Oluweri-Mabojo, e por isso durante seu festejo se faz uma procissão até o um riacho da região para se ofertar presente a ela. Neste local Oxossi recebe pratos típicos como oferenda, entre eles ikokereolori (inhame amanteigado), Asoso (milho cozido com coco) e Akara (bolinhos de massa de feijão fritos em azeite de dende). O caráter de Oxossi em Ijebu é serio, é um guerreiro bravo.
Nessa região se crê que Oxossi (Osousi) foi um humano guerreiro chamado OSO, que é oriundo da região de Ejigbo e teria existido a milhares de anos atrás. Ele era famoso por ser justiceiro, e após derrotar um reino de guerreiros poderosos foi chamado de OSO GBUSI, que significa "Oso é um conquistador". Ele foi casado com uma Deusa das águas chamada Oluweri-Mabojo, e por isso durante seu festejo se faz uma procissão até o um riacho da região para se ofertar presente a ela. Neste local Oxossi recebe pratos típicos como oferenda, entre eles ikokereolori (inhame amanteigado), Asoso (milho cozido com coco) e Akara (bolinhos de massa de feijão fritos em azeite de dende). O caráter de Oxossi em Ijebu é serio, é um guerreiro bravo.
◆ OXOSSI NA REGIÃO DE ILE IFE (Osun State, Nigéria)
Em Ife se conta que Oxossi (Osoosi) era o irmão mais jovem de Ogun e de Ija e que era um poderoso caçador mas que além disso era o protetor de Obatalá (Oxalá). Nesta região Oxossi é visto como gentil e caridoso, dando assistência a todos que buscam ajuda. Um ponto interessante do culto de Oxossi em Ife é que ele é descrito como celibatário, ou seja escolheu não gerar filhos , e isso realmente é um contraste muito grande comparado com as peripécias românticas deste Orixa em outras regiões. Sendo ligado a Obatalá ele se veste de branco e seu templo também é pintado nesta cor. O seu mito mais famoso em Ife relata que ele matou um passaro gigantesco enviado pelas Iyami para aterrorizar a cidade e que estava pousado no telhado do palácio do rei. Se crê também que quando Oxossi deixou o Ayê (plano terreno) ele transformou seu corpo em uma pedra.
Em Ife se conta que Oxossi (Osoosi) era o irmão mais jovem de Ogun e de Ija e que era um poderoso caçador mas que além disso era o protetor de Obatalá (Oxalá). Nesta região Oxossi é visto como gentil e caridoso, dando assistência a todos que buscam ajuda. Um ponto interessante do culto de Oxossi em Ife é que ele é descrito como celibatário, ou seja escolheu não gerar filhos , e isso realmente é um contraste muito grande comparado com as peripécias românticas deste Orixa em outras regiões. Sendo ligado a Obatalá ele se veste de branco e seu templo também é pintado nesta cor. O seu mito mais famoso em Ife relata que ele matou um passaro gigantesco enviado pelas Iyami para aterrorizar a cidade e que estava pousado no telhado do palácio do rei. Se crê também que quando Oxossi deixou o Ayê (plano terreno) ele transformou seu corpo em uma pedra.
◆ OXOSSI NA REGIÃO DE KETU (República do Benim)
Essa é uma grande polêmica, isso porque no Brasil Oxossi é chamado "Rei da cidade de Ketu", porém lá na cidade de Ketu ele não foi rei, não consta na lista de governantes (já o Orixa Exu está presente nessa mesma lista citado como o nono rei da cidade), mas Oxossi ainda assim recebe o título de Orisa Alaketu por ser muito popular ali mas apenas por isso. No Brasil se conta a lenda de que Oxossi nasceu de uma Iyami chamada Bangba (Bambá) e que ela era cultuada na arvore Apaoka (Mogno), porém em solo africano essa informação nunca foi confirmada, porém existe a coincidência de que Ketu foi construída ao redor de uma árvore Iroko, tal como a lenda brasileiro diz que foi construída em torno da Apaoka deixando a dúvida de que a mitologia BR foi baseada na desta cidade.
Essa é uma grande polêmica, isso porque no Brasil Oxossi é chamado "Rei da cidade de Ketu", porém lá na cidade de Ketu ele não foi rei, não consta na lista de governantes (já o Orixa Exu está presente nessa mesma lista citado como o nono rei da cidade), mas Oxossi ainda assim recebe o título de Orisa Alaketu por ser muito popular ali mas apenas por isso. No Brasil se conta a lenda de que Oxossi nasceu de uma Iyami chamada Bangba (Bambá) e que ela era cultuada na arvore Apaoka (Mogno), porém em solo africano essa informação nunca foi confirmada, porém existe a coincidência de que Ketu foi construída ao redor de uma árvore Iroko, tal como a lenda brasileiro diz que foi construída em torno da Apaoka deixando a dúvida de que a mitologia BR foi baseada na desta cidade.
◆ OXOSSI NA REGIÃO DE SAVE (República do Benim)
Nesta região Oxossi (Osoosi) aparece como caçador atuando em conjunto com outros, seria ligado também ao Orixa Ayrá (Ara).
Nesta região Oxossi (Osoosi) aparece como caçador atuando em conjunto com outros, seria ligado também ao Orixa Ayrá (Ara).
Fora estas quatro regiões Oxossi também é cultuado em Ekiti, Osogbo, Oyo, e outras, e como podem ver as interpretação sobre essa divindade são diferentes dependendo do lugar em que se procura.
Agora falando de Brasil, Oxossi aqui sofreu uma gigantesca deturpação causada pela mescla de cultos que é o chamado "sincretismo interno" dentro do candomblé. O sincretismo interno é aquele feito entre diferentes cultos africanos que vão se juntando e se tornando uma coisa nova e absurdamente diferente do original, mas tudo bem o que importa é manter o nome de Oxossi vivo não é mesmo?
Então é isso pessoal espero que tenham gostado!
Quem quiser encomendar desenhos
Pode me chamar no whatsapp 11944833724
Obrigado!
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